Comissão FAV.NOVA

Coordenadora:

Alice Fátima Martins (FAV/UFG)

Integrantes:


Helô Sanvoy
Paul Setúbal
Rafael Abdala


Veja alguns nomes já confirmados para oficinas e palestras para o II FAV.NOVA Inacabada.



CARLOS SENA

O Projeto FAV.NOVA Inacabada tem a felicidade de divulgar mais um convidado que ministrará uma oficina para os artistas selecionados na sua segunda edição.


Nasceu em Mairí, BA, 1952. Vive e trabalha em Goiânia/GO. É Professor da Faculdade de Artes Visuais/UFG e Diretor do Espaço Cultural da Universidade Federal de Goiás.

FORMAÇÃO:

1983 – Licenciado em Desenho e Plástica, Instituto de Artes/UFG, Goiânia/GO. 1994/1997 – Mestre em Arte Publicitária e Produção Simbólica, Escola de Comunicação e Artes/USP, São Paulo/SP.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2003 – Objeto Indireto, Museu de arte Contemporânea, Goiânia, GO. 1989 – O Novo? E a Nova (idade)?, Museu de Arte de Goiânia, Goiânia, GO.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2008 – SP-Arte, Galeria Arte em Dobro, Pavilhão da Bienal, São Paulo/SP.
2007 – SP-Arte, Galeria Arte em Dobro, Pavilhão da Bienal, São Paulo/SP. 2006 – Lugar Plano, Espaço Cultural Contemporâneo, Brasília/DF. O Centro na Borda, Galeria Arte em Dobro, Rio de Janeiro/RJ. Hodiernos: Acervo FAV/UFG, Galeria Espaço Piloto/UnB, Brasília/DF. 2005 – Le Luxe de Le Poubelle, Centre de Dessingn de Marsseille, França. Espacios em Transito, Centro Cultural de Bellas Artes, Lima, Peru. Heterodoxia Edição Belém, Casa das Onze Janelas, Belém/PA. 2004 – Heterodoxia Edição Fortaleza, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza/CE. Novas Aquisições: Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro/RJ. DNA: Nova Gramática para a Arte Contemporânea, Galeria Arte em Dobro, Rio de Janeiro/RJ. Impressiones Contemporaneas: Muestra Internacional del Grabado, Galeria El Ojo Ajeno, Lima, Peru. 2º Bienal de Desenho, Fundação Cultural da Paraíba, João Pessoa/PB. Heterodoxia Edição Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Recife/PE. 2003 – 8º Bienal de Havana, Havana, Cuba. 2002 – Olhar Multiplicado, Espaço Cultural Contemporâneo, Brasília/DF. O Presente e a Presença: Coleções, Museu de Arte Contemporânea, Goiânia/GO. 2001 – Onde o Tempo se Bifurca, Centro Cultural São Francisco, João Pessoa,/PB. 2000 – Outros planos, Galeria Unama, Belém/PA.

PRÊMIOS

1983 – Prêmio Revelação nas Artes Plásticas. Promoção do Jornal Folha de Goiás, Goiânia, GO. - 2º Prêmio de Pintura e Prêmio Aquisição - Melhor Conjunto de Obras no Salão do Cinqüentenário de Goiânia, Museu de Arte de Goiânia, Goiânia, GO.
COLEÇÕES PÚBLICAS
Museu de Arte moderna, Rio de Janeiro/RJ. Museu de Arte Contemporânea, Goiânia/GO. Museu de Arte de Goiânia, Goiânia/GO. Casa das Onze Janelas, Belém/PA. Faculdade de Artes Visuais/ UFG, Goiânia/GO. Museu de Arte Contemporânea, Arequipa, Peru.





    Lilian Amaral


Artista Visual, Pesquisadora e Curadora Independente. Graduada em Licenciatura em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP, (1981-1986). Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - Fronteiras do Visível. Arte Pública na Avenida Paulista: um estudo intervenção na cidade de São Paulo , (1995-2000). Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo , - Derivações da Arte Pública Contemporânea , (2006-2010). Dirigiu o Museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006 e 2007), tendo criado o Museu Virtual do acervo do Museu Universitário. Professor visitante da Universidade Complutense de Madrid, Espanha e da Academia de Bellas Artes de Foggia, Itália. Professor visitante do Máster Interuniversitário de Artes Visuales y Educación, Universidade de Girona, Espanha, 2010. Curadora da Casa da Memória Projeto Colaborativo - Núcleo da Memória Audiovisual da Paisagem Humana de Paranapiacaba / Museu a Céu Aberto, IPHAN/UNESCO. Representante da ANPAP Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Regional São Paulo. Representante Brasileira do POCS - Project for Open and Closed Space Sculpture, Barcelona, Espanha. Desenvolve projetos de arte pública no Brasil e exterior. Ministra conferências, cursos e workshops relacionados à revitalização urbana, memória, imaginário social e práticas artísticas colaborativas. Extensa produção de Vídeos e Documentários apresentados em Congressos e Festivais no Brasil e exterior [Seminário Internacional Sentidos Tansibéricos, Beja, Portugal, 2008; Jornadas Abiertas Miradas al Arte Público Contemporáneo: Geografias de La Inclusión y Transformación Social, Madrid, España, 2008; Arqueologia da Memória: nas trilhas do Paço, Fundação cultural de Curitiba/Monumenta/UNESCO, 2008, Acciones Reversibles, ACVIC, HAssociació D´Art Contemporani, Vic, Espanha, 2008]. Colaboradora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura do Município de São Paulo. Pesquisadora no Campo da Museologia Urbana Contemporânea com ênfase em Curadoria, Pesquisa em Arte Pública, Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, Educação Patrimonial e Cidades Criativas. Curadora de projetos de arte pública contemporânea, assessora do Ministério da Cultura do Brasil e UNESCO. Curadora da Casa da Memória: Núcleo da Memória Audiovisual da Paisagem Humana de Paranapiacaba / São Paulo e do Programa Arqueologia da Memória - uma micro-história na mega-cidade: nas trilhas do Paço Curitiba / Paraná, Brasil. Pesquisadora FAPESG/Cnpq, ARQUITETURA/ ARTE/ CIDADE: VISÕES URBANAS. Pesquisadora Capes/Cnpq - GIIP - GRUPO DE PESQUISA INTERNACIONAL E INTERINSTITUCIONAL DE CONVERGÊNCIA ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IA/UNESP.




    Matias Monteiro


Possui mestrado em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas (2008) e bacharelado em Artes Plásticas (2004) pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atua como artista, curador, professor e junto a programas educativos em museus e espaços culturais. Tem experiência na área de Arte , com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte moderna e contemporânea, Arte e Psicanálise, Poéticas Contemporâneas, Fruição e Apreciação da obra, Educação em Museus, Expografia Moderna e Paedoestética e Poéticas do Infantil. Atualmente é graduando do curso de Museologia da Universidade de Brasília.
















  
Glayson Arcanjo

Natural de Belo Horizonte, MG. Artista plástico. Professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG e Bacharel em Artes Plásticas - UFU. Participa dos grupos “LINHA: grupo de pesquisa sobre o desenho e a palavra” (UFMG), “INFRONT: Interculturalidade e Poéticas da Fronteira” (UFU) e “DESENHA!” (UFG).



    Rubens Mano


Rubens da Silva Mano (São Paulo SP 1960). Artista multimeios. Em 1984, forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e freqüenta cursos de extensão em fotografia. No fim da década de 1980, inicia pesquisas sobre a paisagem urbana e realiza seus primeiros objetos tridimensionais. Entre 1992 e 1998, organiza, com Eli Sudbrack (1968), Everton Ballardin (1965) e José Fujocka (1969), o projeto Panoramas da Imagem, com exposições, oficinas e debates sobre a presença da fotografia na produção artística contemporânea. Recebe o Prêmio Estímulo à Fotografia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1993. Como desdobramento de sua produção fotográfica, começa a investigar as correspondências entre imagem e espaço, quando transpostas para o ambiente real das cidades. Um exemplo é a instalação Detetor de Ausências, 1994 - sua participação no evento Arte Cidade II - em que projeta dois feixes de luz sobre o viaduto do Chá, em São Paulo. Em 2001, recebe o Prêmio Aquisição do Panorama da Arte Brasileira, concedido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). No ano seguinte, participa da 25ª Bienal Internacional de São Paulo. Entre 2002 e 2003, desenvolve o projeto Paisagens Incertas - série de intervenções e fotografias produzidas com o auxílio de uma bolsa da Fundação Vitae. Em 2003, conclui mestrado em artes na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Participa da Biennale of Sydney, em 2004, com o projeto Visor. Interessado na reflexão relativa às mediações entre o trabalho de arte e sua audiência, principalmente em ações propostas para os espaços das cidades, inicia em 2005 o projeto Visible, preparado para a última edição do inSite (Tijuana, México/San Diego, Estados Unidos). Em 2006, ganha uma bolsa da Cisneros Fontanals Art Foundation e, em 2008, participa do projeto Espaços Reversíveisno Museu Cruz e Souza, em Florianópolis e ocupa o espaço do Octógono, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o trabalho contemplação suspensa.

Fonte Itaú Cultural :