Coordenadora:
Alice Fátima Martins (FAV/UFG)
Integrantes:
Helô Sanvoy
Paul Setúbal
Rafael Abdala
Helô Sanvoy
Paul Setúbal
Rafael Abdala
Veja alguns nomes já confirmados para oficinas e palestras para o II FAV.NOVA Inacabada.
CARLOS SENA
O
Projeto FAV.NOVA Inacabada tem a felicidade de divulgar mais um
convidado que ministrará uma oficina para os artistas selecionados na sua segunda edição.
Nasceu
em Mairí, BA, 1952. Vive e trabalha em Goiânia/GO. É
Professor da Faculdade de Artes Visuais/UFG e Diretor do Espaço
Cultural da Universidade Federal de Goiás.
FORMAÇÃO:
1983
– Licenciado em Desenho e Plástica, Instituto de Artes/UFG,
Goiânia/GO. 1994/1997 – Mestre em Arte Publicitária e
Produção Simbólica, Escola de Comunicação e Artes/USP, São
Paulo/SP.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2003
– Objeto Indireto, Museu de arte Contemporânea, Goiânia, GO. 1989
– O Novo? E a Nova (idade)?, Museu de Arte de Goiânia,
Goiânia, GO.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
2008 – SP-Arte,
Galeria Arte em Dobro, Pavilhão da Bienal, São Paulo/SP.
2007
– SP-Arte, Galeria Arte em Dobro, Pavilhão da Bienal, São
Paulo/SP. 2006 – Lugar Plano, Espaço Cultural Contemporâneo,
Brasília/DF. O Centro na Borda, Galeria Arte em Dobro, Rio de
Janeiro/RJ. Hodiernos: Acervo FAV/UFG, Galeria Espaço
Piloto/UnB, Brasília/DF. 2005 – Le Luxe de Le Poubelle, Centre de
Dessingn de Marsseille, França. Espacios em Transito, Centro
Cultural de Bellas Artes, Lima, Peru. Heterodoxia Edição
Belém, Casa das Onze Janelas, Belém/PA. 2004 – Heterodoxia Edição
Fortaleza, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza/CE.
Novas Aquisições: Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte
Moderna, Rio de Janeiro/RJ. DNA: Nova Gramática para a Arte
Contemporânea, Galeria Arte em Dobro, Rio de Janeiro/RJ.
Impressiones Contemporaneas: Muestra Internacional del Grabado,
Galeria El Ojo Ajeno, Lima, Peru. 2º Bienal de Desenho, Fundação
Cultural da Paraíba, João Pessoa/PB. Heterodoxia Edição Recife,
Fundação Joaquim Nabuco, Recife/PE. 2003 – 8º Bienal de Havana,
Havana, Cuba. 2002 – Olhar Multiplicado, Espaço Cultural
Contemporâneo, Brasília/DF. O Presente e a Presença: Coleções,
Museu de Arte Contemporânea, Goiânia/GO. 2001 – Onde o Tempo se
Bifurca, Centro Cultural São Francisco, João Pessoa,/PB. 2000 –
Outros planos, Galeria Unama, Belém/PA.
PRÊMIOS
1983
– Prêmio Revelação nas Artes Plásticas. Promoção do Jornal
Folha de Goiás, Goiânia, GO. - 2º Prêmio de Pintura e Prêmio
Aquisição - Melhor Conjunto de Obras no Salão do Cinqüentenário
de Goiânia, Museu de Arte de Goiânia, Goiânia, GO.
COLEÇÕES
PÚBLICAS
Museu
de Arte moderna, Rio de Janeiro/RJ. Museu de Arte Contemporânea,
Goiânia/GO. Museu de Arte de Goiânia, Goiânia/GO. Casa das Onze
Janelas, Belém/PA. Faculdade de Artes Visuais/ UFG, Goiânia/GO.
Museu de Arte Contemporânea, Arequipa, Peru.
Lilian Amaral
Artista Visual, Pesquisadora e Curadora Independente. Graduada em Licenciatura em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP, (1981-1986). Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - Fronteiras do Visível. Arte Pública na Avenida Paulista: um estudo intervenção na cidade de São Paulo , (1995-2000). Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo , - Derivações da Arte Pública Contemporânea , (2006-2010). Dirigiu o Museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006 e 2007), tendo criado o Museu Virtual do acervo do Museu Universitário. Professor visitante da Universidade Complutense de Madrid, Espanha e da Academia de Bellas Artes de Foggia, Itália. Professor visitante do Máster Interuniversitário de Artes Visuales y Educación, Universidade de Girona, Espanha, 2010. Curadora da Casa da Memória Projeto Colaborativo - Núcleo da Memória Audiovisual da Paisagem Humana de Paranapiacaba / Museu a Céu Aberto, IPHAN/UNESCO. Representante da ANPAP Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Regional São Paulo. Representante Brasileira do POCS - Project for Open and Closed Space Sculpture, Barcelona, Espanha. Desenvolve projetos de arte pública no Brasil e exterior. Ministra conferências, cursos e workshops relacionados à revitalização urbana, memória, imaginário social e práticas artísticas colaborativas. Extensa produção de Vídeos e Documentários apresentados em Congressos e Festivais no Brasil e exterior [Seminário Internacional Sentidos Tansibéricos, Beja, Portugal, 2008; Jornadas Abiertas Miradas al Arte Público Contemporáneo: Geografias de La Inclusión y Transformación Social, Madrid, España, 2008; Arqueologia da Memória: nas trilhas do Paço, Fundação cultural de Curitiba/Monumenta/UNESCO, 2008, Acciones Reversibles, ACVIC, HAssociació D´Art Contemporani, Vic, Espanha, 2008]. Colaboradora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura do Município de São Paulo. Pesquisadora no Campo da Museologia Urbana Contemporânea com ênfase em Curadoria, Pesquisa em Arte Pública, Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, Educação Patrimonial e Cidades Criativas. Curadora de projetos de arte pública contemporânea, assessora do Ministério da Cultura do Brasil e UNESCO. Curadora da Casa da Memória: Núcleo da Memória Audiovisual da Paisagem Humana de Paranapiacaba / São Paulo e do Programa Arqueologia da Memória - uma micro-história na mega-cidade: nas trilhas do Paço Curitiba / Paraná, Brasil. Pesquisadora FAPESG/Cnpq, ARQUITETURA/ ARTE/ CIDADE: VISÕES URBANAS. Pesquisadora Capes/Cnpq - GIIP - GRUPO DE PESQUISA INTERNACIONAL E INTERINSTITUCIONAL DE CONVERGÊNCIA ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IA/UNESP.
Matias Monteiro
Possui
mestrado em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas
(2008) e bacharelado em Artes Plásticas (2004) pelo Instituto de
Artes da Universidade de Brasília. Atua como artista, curador,
professor e junto a programas educativos em museus e espaços
culturais. Tem experiência na área de Arte , com ênfase em Artes
Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte moderna
e contemporânea, Arte e Psicanálise, Poéticas Contemporâneas,
Fruição e Apreciação da obra, Educação em Museus, Expografia
Moderna e Paedoestética e Poéticas do Infantil. Atualmente é
graduando do curso de Museologia da Universidade de Brasília.
Glayson Arcanjo
Natural de Belo Horizonte, MG. Artista plástico. Professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG e Bacharel em Artes Plásticas - UFU. Participa dos grupos “LINHA: grupo de pesquisa sobre o desenho e a palavra” (UFMG), “INFRONT: Interculturalidade e Poéticas da Fronteira” (UFU) e “DESENHA!” (UFG).
Rubens Mano
Rubens
da Silva Mano (São Paulo SP 1960). Artista multimeios. Em 1984,
forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e
freqüenta cursos de extensão em fotografia. No fim da década de
1980, inicia pesquisas sobre a paisagem urbana e realiza seus
primeiros objetos tridimensionais. Entre 1992 e 1998,
organiza, com Eli
Sudbrack (1968),
Everton Ballardin (1965) e José Fujocka (1969), o projeto Panoramas
da Imagem, com exposições, oficinas e debates sobre a presença da
fotografia na produção artística contemporânea. Recebe o
Prêmio Estímulo à Fotografia da Secretaria de Estado da Cultura de
São Paulo, em 1993. Como desdobramento de sua produção
fotográfica, começa a investigar as correspondências entre imagem
e espaço, quando transpostas para o ambiente real das cidades. Um
exemplo é a instalação Detetor
de Ausências, 1994
- sua participação no evento Arte Cidade II - em que projeta dois
feixes de luz sobre o viaduto do Chá, em São Paulo. Em 2001,
recebe o Prêmio Aquisição do Panorama da Arte
Brasileira, concedido pelo Museu
de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).
No ano seguinte, participa da 25ª Bienal
Internacional de São Paulo.
Entre 2002 e 2003, desenvolve o projeto Paisagens Incertas - série
de intervenções e fotografias produzidas com o auxílio de uma
bolsa da Fundação Vitae. Em 2003, conclui mestrado em artes na
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA/USP). Participa da Biennale of Sydney, em 2004, com o projeto
Visor. Interessado na reflexão relativa às mediações entre o
trabalho de arte e sua audiência, principalmente em ações
propostas para os espaços das cidades, inicia em 2005 o projeto
Visible, preparado para a última edição do inSite (Tijuana,
México/San Diego, Estados Unidos). Em 2006, ganha uma bolsa da
Cisneros Fontanals Art Foundation e, em 2008, participa do
projeto Espaços
Reversíveisno
Museu Cruz e Souza, em Florianópolis e ocupa o espaço do Octógono,
na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o trabalho contemplação
suspensa.
Fonte
Itaú Cultural :